Os paranaenses parecem estar mais otimistas com relação ao cenário econômico do estado. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).

De acordo com a Fecomércio, na contramão da tendência nacional, o índice de Intenção de Consumo das Famílias (ICF) encerrou 2023 com crescimento no estado do Paraná, com alta de 0,8% em relação a novembro, que ficou em 105 pontos. Já o índice brasileiro caiu 0,7% em dezembro e ficou em 105,2 pontos.

Rodrigo Schmidt, coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio-PR, aponta os motivos que levaram ao aumento do índice.


SAIBA MAIS:


Outro fator que contribuiu foi a redução da taxa Selic, que caiu para 11,75%, o que possibilitou uma maior oferta de crédito.

As famílias com renda até dez salários mínimos contribuíram para a elevação do índice paranaense, segundo a instituição. Já entre as famílias com renda acima deste patamar houve redução de 2,3% e o ICF ficou em 112,2 pontos.