Foram registradas 28 ocorrências envolvendo balões em contato com a rede elétrica em Curitiba e região metropolitana no ano de 2023, de acordo com um levantamento da Copel publicado nesta quinta-feira (10). Das situações relatadas, 15 delas aconteceram na capital.

O contato desses objetos com a fiação causa curto-circuito e pode ter como consequência o desligamento de serviços em imóveis perto que estejam no entorno, até que uma equipe retire do material e faça reparo na área. Na última quinta-feira (3) um balão caiu sobre a rede elétrica na região do Campo Comprido e causou a interrupção do fornecimento de energia em mais de 17 mil domicílios da região.

Em 2022, houve 42 registros desse tipo, incluindo a queda de um balão sobre uma torre com dois circuitos de linha de transmissão, que ocorreu em março. Soltar balão no Brasil é uma prática considerada ilegal, devido ao risco para a segurança do transporte aéreo e pelo Código Penal. A atividade também configura crime ambiental, com tempo de reclusão de um a três anos, além de multa.