A partir deste mês de setembro, a conta de energia elétrica ficará mais cara. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou um aumento de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. A bandeira tarifária será a vermelha patamar 2. A medida, segundo a Aneel, foi tomada por conta da escassez de chuvas e o clima seco com temperaturas altas motivaram o acionamento de usinas térmicas, aumentando os custos da operação do sistema elétrico.

Esta é a primeira vez em pouco mais de três anos que a bandeira vermelha patamar 2 é acionada, a última foi em agosto de 2021. Uma sequência de bandeiras verdes foi iniciada em abril de 2022 e interrompida apenas em julho de 2024 com bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto.

A Copel informou que não fala sobre bandeiras tarifárias, já que é uma decisão federal da Aneel, baseada em um contexto nacional.

O especialista em finanças, Heber Bobeck, comenta que o aumento da conta de luz é algo preventivo.

Ele fala ainda sobre a necessidade da educação financeira para que as pessoas não sejam pegas de surpresa com os gastos extras que podem surgir ao longo do ano, como agora o aumento da conta de luz.

Além disso, o especialista dá orientações para economia na conta de luz.

Criadas em 2015 pela Aneel, as bandeiras tarifárias refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica. Divididas em níveis, as bandeiras indicam quanto está custando para o Sistema Interligado Nacional (SIN) gerar a energia usada nas casas, em estabelecimentos comerciais e nas indústrias, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

As cores verde, amarela ou vermelha (nos patamares 1 e 2) indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração, sendo a bandeira vermelha a que tem um custo maior, e a verde, sem custo extra.

Segundo a Aneel, as bandeiras permitem ao consumidor um papel mais ativo na definição de sua conta de energia.