O comércio de rua da capital paranaense espera um aumento considerável nas vendas a partir deste fim de semana. A expectativa é pelas vendas dos presentes de natal. Segundo uma sondagem realizada pela Associação Comercial do Paraná (ACP), realizada com 2 mil consumidores, 41% vão fazer compras nas lojas de rua e outros 30% pretendem comprar nos shoppings.

Daniel Filla, vice-presidente da ACP, aponta que os números demonstram uma programação maior para as compras e que o consumidor deve apostar em itens úteis para o dia a dia.

Ainda conforme a sondagem, os itens que devem ser mais comprados para presentear são os de vestuário, preferidos por 60% dos entrevistados, enquanto perfumaria está na escolha de 34% e brinquedos são a preferência de 30% dos respondentes.


SAIBA MAIS:

Horário estendido do comércio requer cuidado de lojistas e clientes nessa época do ano

Curitiba tem a quinta cesta básica mais cara no mês de novembro


Lilian Karla Cristofolini, gerente de uma loja de roupa do Shopping Curitiba, explica que a procura deve começar de maneira antecipada e que o ticket médio deve ser menor, mas com um maior número de itens para presentear.

Valdelis Fadel estava na procura de presentes, mas disse que não vai precisar pesquisar os preços.

Silvana Marcelino tirou o dia para pesquisar os preços e quem sabe começar as compras de natal. Ela disse que neste ano, ninguém deve ficar de fora.

Quem preferir as compras no centro, poderá conferir atrações natalinas, como a decoração da rua XV e a roda gigante instalada na Boca Maldita. As lojas estão com horário estendido até às 22h desde o início do mês. Os comerciantes têm apostado na contratação de funcionários extras e cuidado da segurança para garantir as compras dos clientes.

Já nos Shoppings, a tendência para chamar a atenção dos clientes são os stands para fotos com o papai noel. Além de promoções e do horário estendido.