O Conselho de Ética da Câmara de Curitiba decidiu prosseguir com o processo que avalia conduta da vereadora Maria Leticia (PV) em acidente de trânsito. A decisão foi anunciada durante reunião do conselho na tarde desta segunda (04).

A relatoria também fez a leitura da defesa prévia da vereadora e decidiu por manter públicas as informações do processo, com exceção de documentos que possam conter informações consideradas sensíveis à privacidade da parlamentar.

SAIBA MAIS:



Sobre a escolha de seguir com a investigação, o relator Professor Euler (MDB) disse que o arquivamento seria a perda da oportunidade de esclarecer os fatos.

O próximo passo da investigação envolve a apresentação das testemunhas. A expectativa é de que mais de 10 pessoas sejam ouvidas nas primeiras duas semanas do mês de março, com expectativa de que Maria Letícia se apresente no dia 15. O presidente do conselho, Dalton Borba (PDT) falou sobre os próximos passos.

O documento de defesa prévia avaliado pelo Conselho de Ética alega que a vereadora Maria Letícia teria se envolvido em acidente de carro após desorientação causada por medicamento utilizado no tratamento para doença no nervo óptico. O documento nega a ingestão de bebida alcoólica, como constou em boletim de ocorrência da Polícia Militar.

No caso de confirmação de ingestão de bebida alcoólica antes de dirigir, a ação poderia de encaixar como quebra de decoro parlamentar, acarretando em punição para a parlamentar. Mas o advogado da vereadora, Guilherme Gonçalves, alegou não haver indícios de quebra de decoro nesse caso.

Em 25 de novembro, a vereadora causou um acidente ao colidir com um carro estacionado, na Alameda Augusto Stellfeld, próximo ao bairro Bigorrilho.

A parlamentar foi detida em flagrante por dirigir apresentando sinais de embriaguez e levada à Delegacia de Delitos de Trânsito de Curitiba (Dedetran), onde permaneceu em silêncio durante o depoimento.
Posteriormente, a vereadora alegou utilizar medicamentos para uma doença no nervo óptico que poderiam causar sonolência, amnésia, dificuldade na fala e confusão mental.