Em todo o Paraná, mais de 35,5 mil pessoas se inscreveram para concorrer a 253 vagas em diversas áreas. Os candidatos aprovados vão compor o Quadro Próprio do Poder Executivo. Além das vagas para ampla concorrência, há oportunidades para PCDs (Pessoas com Deficiência) e afrodescendentes. As provas serão realizadas em seis cidades do estado. Cerca de 20 mil candidatos, a maior parte dos inscritos no certame, farão a prova na capital paranaense e os demais farão a prova nas cidades de Cascavel, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina e Umuarama.

Os candidatos devem ficar atentos ao horário da realização do certame para não chegar atrasado aos locais de prova. Não há tolerância para atrasos. Os portões dos locais de prova serão abertos às 13h e fecharão às 14h. Os candidatos terão quatro horas para a realizar a prova.

Os inscritos também devem ficar atentos aos horários de ônibus, pois aos domingos a frota opera com número reduzido de coletivos. Também podem ocorrer congestionamentos perto de algumas instituições de ensino e consequente atrasos devido aos bloqueios existentes em razão das diversas obras espalhadas pela cidade.

As vagas estão distribuídas para cargos de nível médio, ensino médio técnico e nível superior.

Segundo a Divisão de Recrutamento e Seleção de Recursos Humanos, da Secretaria da Administração e da Previdência, as informações estatísticas sobre as vagas e o número de inscritos no concurso público estão disponíveis no portal oficial do concurso, no site www.institutoaocp.org.br

Essa primeira etapa do concurso tem caráter eliminatório e classificatório. A prova é composta por 50 questões de múltipla escolha. Os candidatos serão classificados por ordem decrescente de pontos. O gabarito preliminar e o Caderno de Questões da Prova Objetiva serão divulgados um dia após a aplicação da prova.