As vendas de Dia das Mães foram inferiores às do ano passado para 51% dos comerciantes paranaenses. Para 30% foram iguais e para 19% foram superiores. No geral, o desempenho foi negativo, apresentando uma queda de 6,5%. Isso é o que mostra uma pesquisa encomendada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap).

Foram ouvidos 602 comerciantes nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Londrina, Maringá, Cascavel e Francisco Beltrão entre os dias 13 e 15 de maio. Numa análise comparativa, Guarapuava apresentou a menor queda nas vendas (-3,3%), enquanto Francisco Beltrão teve a maior queda (-9,85).
Para o presidente da Faciap, Fernando Moraes, essa queda pode ser atribuída principalmente a uma redução do poder de compra dos consumidores nos últimos meses.

O economista Claudio Shimoyama, chama a atenção ainda sobre a venda online. Segundo o especialista é importante que os comerciantes diversifiquem os canais para atrais mais clientes.

A pesquisa aponta também que a forma de pagamento em dinheiro de papel é cada vez menor. No geral, apenas 2% dos consumidores paranaenses utilizaram as cédulas em suas compras neste Dia das Mães. O pagamento a vista com cartão de crédito liderou as formas de pagamento, com 35%, e o cartão de crédito a prazo vem em segundo lugar com 34%. O PIX alcança 16% das formas de pagamento e o cartão de débito foi utilizado por 8% deles.

Segundo o estudo, para promover suas vendas e fidelizar clientes, 47% dos comerciantes paranaenses costumam fazer ofertas e promoções. Em segundo lugar, com 24%, destaca-se a manutenção de um cadastro atualizado para informar os clientes sobre novidades, produtos e serviços, seguida da divulgação em redes sociais (23%).