Com um jogador a menos desde os cinco minutos do segundo tempo, quando foi expulso o atacante Vitinho, o Athletico empatou com o Avaí, por 1 a 1, neste domingo (11), no estádio da Ressacada, em Florianópolis. William Pottker fez o gol do dono da casa e Terans, que entrou em campo depois do intervalo, empatou, Na classificação da Série A do Campeonato Brasileiro, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari permanece em sexto lugar, agora com 43 pontos em 26 rodadas, e a do treinador Eduardo Barroca continua na zona de rebaixamento, em 18º, com 25.

Foi do time paranaense a primeira grande chance desta manhã na Ressacada: aos seis minutos, depois de um chute de Khellven, que balançou o travessão, Vitinho pegou a sobra e Alex Santana desviou por cima de meta. O gol aconteceu aos 21: Natanael ganhou de Khellven na corrida, entrou na área pela esquerda e cruzou para Willian Pottker, que cabeceou perto da segunda trave.

No intervalo, Felipão fez três alterações: saíram Pedrinho, Fernandinho e Canobbio; entraram Pedrinho, Terans e Rômulo. E Terans foi decisivo logo na primeira intervenção. Aos dois minutos da etapa final, o meia uruguaio arriscou da meia esquerda e empatou, acertando o ângulo direito do goleiro Gledson (Terans já havia sido decisivo ao selar a classificação para a final da Copa Libertadores da América, terça-feira passada, diante do Palmeiras). Pouco após comemorar este gol, o Athletico sofreu a ausência de Vitinho, que já tinha cartão amarelo, cometeu falta e recebeu o cartão vermelho.

Embora com um jogador a mais em quase todo o segundo tempo, o mandante não criou uma avalanche de oportunidades. Houve um disparo cruzado de Natanael e uma tentativa de Guerrero, esta de bicicleta, que saíram pela linha de fundo e uma finalização de Pottker, que parou no goleiro Bento. Antes da bicicleta, Guerrero apareceu em outro lance, mas a bola bateu no braço do atacante peruano e também foi para fora.

O último lance, no entanto, foi atleticano: aos 53 minutos, Rômulo se aproximou da área e acertou a trave direita do Avaí.

Na próxima rodada, o Athletico vai receber o Cuiabá, domingo (18), às 19h, na Arena da Baixada. O rubro-negro tem mais oito jogos pela Série A antes da decisão da Libertadores, contra o Flamengo, marcada para o dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
26ª rodada
Domingo, 11/9 – 11h – Ressacada, em Florianópolis
AVAÍ 1 x 1 ATHLETICO
Gols: Willian Pottker (Avaí) aos 21 minutos do 1º tempo e Terans (Athletico) aos 2 do 2º
Árbitro: Paulo Cesar Zanovelli da Silva, auxiliado por Celso Luiz da Silva e Fernanda Nândrea Gomes Antunes, todos de Minas Gerais
Árbitro de vídeo: Igor Junio Benevenuto de Oliveira, de Minas Gerais
Expulsão: Vitinho (Athletico) aos 5 minutos do 2º tempo
Cartões amarelos: Rafael Vaz, Matheus Galdezani, Jean Pyerre (Avaí), Vitinho, Fernandinho e Alex Santana (Athletico)
Avaí: Gledson; Renato (Thales), Raniele, Rafael Vaz (Muriqui) e Bruno Cortez; Bruno Silva (Eduardo), Mateus Sarará (Jean Pyerre) e Matheus Galdezani (Nathan); Willian Pottker, Paolo Guerrero e Natanael; técnico: Eduardo Barroca.
Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique e Abner (Pedrinho); Hugo Moura (Erick), Fernandinho (Terans) e Alex Santana; Canobbio (Rômulo), Pablo (Cuello) e Vitinho; técnico: Luiz Felipe Scolari.