O Grêmio não conseguiu a liderança do grupo C da Libertadores da América. Jogando no Couto Pereira, o Tricolor Gaúcho empatou em 1 a 1 com o já eliminado Estudiantes-ARG. Após Cristaldo abrir o placar para os gaúchos no início do 2º tempo, coube à Méndez, já aos 37, igualar o marcador para os visitantes. Ainda sim, o time de Renato Gaúcho, que agora enfrenta o Fluminense nas oitavas de final, deixou o gramado sob aplausos de quase 33 mil torcedores, que fizeram uma bela festa em Curitiba. Este foi o maior público registrado no estádio em 2024, superando os quase 24 mil paranistas que viram a vitória do Paraná sobre o Apucarana.

O 1º tempo foi muito truncado no Couto Pereira. Os dois times tiveram dificuldade de atacar e não criaram chances reais para abrir o placar. Ainda que já eliminado, foi o Estudiantes que controlou mais as ações. Corrêa, com duas finalizações, foi o atleta que mais tentou balançar as redes do goleiro Marchesín. O Grêmio, por sua vez, não teve chances claras de gol.

O 2º tempo foi mais movimentado e já começou com um gol do Tricolor. Aos 2 minutos, Diego Costa tocou para Cristaldo, que tirou da marcação e tocou na saída do goleiro Mansilla: 1 a 0. O Grêmio era superior, criava chances, mas ainda dava espaços ao Estudiantes-ARG. Os argentinos ensaiavam uma pressão e conseguiram empatar. Aos 37, após cobrança de escanteio, Méndez aproveitou falha de marcação e igualou o marcador.

No fim, o Grêmio pressionou e tentou a vitória, que não veio. O time gaúcho desafia o Fluminense, atual campeão da Libertadores, em duas partidas que serão realizadas em agosto. Por ter sido líder do seu grupo, o time carioca decide a vaga no Maracanã.