A Delegacia do Meio Ambiente reforça que o corte e poda de árvores são feitos apenas pela Prefeitura de Curitiba, após solicitação e autorização. Nessa semana 11 pessoas já foram presas pelo corte irregular de árvores.

O delegado Guilherme Luiz Dias explica que são necessárias análises técnicas para evitar acidentes na hora do corte.

Na tarde de quarta-feira (12), cinco pessoas foram presas em flagrante por corte ilegal de galhos de uma árvore no bairro Capão da Imbuia. O corte irregular estava sendo feito em frente da casa de um dos presos. Os quatro funcionários que estavam fazendo a poda também foram detidos. Assim como esse caso, a maioria são de denúncias da população.

O delegado diz que as denúncias são comuns, ficando atrás apenas de casos de tráfico de drogas.

As cinco pessoas foram levadas para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. Os equipamentos utilizados no corte da árvore também foram apreendidos. Eles devem responder pelos crimes de destruição de plantas de ornamentação pública, poluição, pelo descarte irregular dos resíduos vegetais e uso ilegal de motosserras.

No começo dessa semana, seis foram presos por corte de árvores para facilitar a visualização de um outdoor. Diretores e proprietários de três empresas de publicidade foram detidos preventivamente após a Polícia Civil (PCPR) encontrar provas de que eles estariam realizando um esquema criminoso de corte ilegal de árvores.

O licenciamento para o corte pode ser obtido por meio do link: https://sima.curitiba.pr.gov.br/