Os estoques de todos os tipos de sangue estão muito abaixo do normal no Hemepar e todos que puderem doar sangue são chamados pelo órgão para minimizar a situação.

A diretora do Hemepar, Vivian Raksa, ressaltou que o período de inverno já costuma reduzir a procura dos doadores. Segundo ela, a prioridade é para os sangues O positivo e O negativo.

Durante a tarde de quarta-feira (05) a sala de espera do Hemepar estava vazia, evidenciando a baixa presença de novas doações. O operador Marcio Fernandes compareceu e realizou uma doação. Ele contou que veio para ajudar um conhecido que precisava do sangue.

Ainda nesse mês, o Hemepar deve participar de uma campanha para incentivar as doações de sangue em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue, em 14 de junho, com explicou a diretora do Hemepar.

Dentre as ações da campanha, haverá coleta de sangue no dia 12 de junho, na Ligga Arena, mediante agendamento prévio realizado pelo Athletico.

Pessoas em boa condição de saúde podem doar sangue entre os 16 e 69 anos (menores de idade com autorização e presença de responsável). É preciso pesar no mínimo 51kg na balança do Hemepar, segundo a Secretaria de Estado da Saúde. Também é recomendado estar descansado, alimentado e hidratado, evitando ingestão de comidas gordurosas nas 4 horas que antecedem a doação.

Para realizar doações no Hemepar de Curitiba, o agendamento pode ser feito pelo no link: https://www.agendamento.pr.gov.br/age/pages/publico/agendarservico/escolhaServico.jsf?dswid=-5286

De acordo com o Governo do Estado, o Paraná registrou 83 mil doações de sangue neste ano. Cada bolsa de sangue de 450 ml produz até quatro hemocomponentes que são separados em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado (plasma fresco congelado) e podem ajudar a salvar até quatro vidas.