Abordagens e orientações aos ciclistas sobre os perigos de circular nas canaletas de ônibus vão marcar as campanhas do Maio Amarelo em Curitiba, mês de conscientização sobre segurança no trânsito. As fiscalizações, que tiveram início nesta segunda (06), pretendem educar os ciclistas nas principais avenidas com canaletas da capital paranaense.
O objetivo é reduzir os diversos acidentes que acontecem nessas vias todos os anos. Um levantamento realizado pela Urbanização de Curitiba (Urbs) mostra que, em 2023, foram 59 acidentes envolvendo ciclistas e pedestres, 54 pessoas ficaram feridas e três morreram.
O gestor de fiscalização da Urbanização de Curitiba (Urbs), Claudinei Moro, alertou que 22 acidentes em canaletas já ocorreram em 2024 e que os dados seguem uma tendência de crescimento. Ele explicou que é preciso uma mudança de cultura.
Conforme estabelece o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as canaletas são exclusivas para o uso do transporte coletivo. Somente veículos que realizam atendimentos de emergência em saúde e segurança pública estão autorizados a circular por essas vias, devidamente identificados por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitente.
A Avenida Presidente Affonso Camargo foi uma das ruas escolhidas para as abordagens no primeiro dia de campanha. O engenheiro civil Auro Dalmolin se desloca de bicicleta com frequência nessa região e conta que sempre opta pela ciclovia.
Mas a presença das ciclovias não impede que muita gente se arrisque pelas canaletas. Há também quem concorde sobre o uso das ciclovias, mas critica a falta de estrutura em alguns pontos da cidade. O segurança Cidraque Ferreira Gonçalves alegou sentir mais segurança nas canaletas nos locais sem estrutura apropriada.
O alerta do Setran tem relação justamente com a falsa sensação de segurança nas canaletas. Devido ao tamanho dos ônibus, uma frenagem de emergência não consegue ser realizada de forma imediata.
O diretor de projetos da Setran, Maurício Razera, lembra que os ciclistas também podem circular pelas vias calmas, onde carros e bicicletas devem se respeitar. Nas regiões com ruas convencionais, também é importante que os motoristas se mantenham distantes dos ciclistas.
Ainda assim, acidentes envolvendo ciclistas podem ocorrer em outras vias da cidade. Por isso a orientação é para que todos utilizem capacete, campainha, espelho retrovisor e sinalizações na dianteira, traseira, lateral e nos pedais.