O Governo do Paraná enviou na segunda-feira (13) para a Assembleia Legislativa um projeto de lei que institui a Rede Estadual de Ajuda Humanitária. A ideia é dar assistência emergencial e acolhimento a pessoas que ficam em situação de vulnerabilidade após crises humanitárias, como as climáticas causadas pelas chuvas ou secas, como explica o coordenador-geral da Defesa Civil do Paraná, coronel Fernando Schunig.

Pela proposta, a Rede Estadual de Ajuda Humanitária deverá promover ações de respostas rápidas e de caráter humanitário, tanto no Paraná, como em qualquer outro estado da Federação, como na crise do Rio Grande do Sul. Ela deve ser um caminho mais fácil para ações de caráter social, podendo contar inclusive com a participação de organizações da sociedade civil na execução das medidas, em ações como campanhas de arrecadação e criação de mecanismos para facilitar doações.

A rede terá uma comissão permanente com membros da Superintendência Geral de Ação Solidária, Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e Secretaria da Justiça e Cidadania. O projeto ainda não foi colocado na Ordem do Dia da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), mas conforme o governo do estado, o texto deve tramitar em regime de urgência, para poder ser aprovado no menor tempo possível.

Ainda na Alep, outra iniciativa relacionada aos desastres no Rio Grande do Sul foi o repasse financeiro, como auxílio ao enfrentamento da tragédia causada pelas chuvas, de R$ 2 milhões. Os valores são entregues à Defesa Civil do Paraná. O valor foi um acordo entre Governo de Estado, Ministério Público do Paraná, Tribunal de Justiça do Paraná e Tribunal de Contas do Estado.

Além do montante em dinheiro, a Assembleia Legislativa também se tornou um ponto de coleta de doações, tanto na sede do poder legislativo quanto no estande da Assembleia Itinerante, que esta semana está na Expoingá.

Em pouco mais de uma semana de arrecadações, a campanha SOS RS, do Governo do Paraná, já reuniu 3,5 mil toneladas de ajuda humanitária para as vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. O volume total de donativos contabiliza alimentos, água potável, roupas e produtos de higiene e limpeza doados em todas as cidades paranaenses. Mais de 2,3 mil toneladas de donativos já foram enviados por meio da campanha.