Desde que as chuvas começaram a atingir o Paraná de maneira incessante, Curitiba tem registrado elevados índices de acumulados de precipitação. Neste fim de semana, de acordo com dados do Simepar, foram cerca de 100 milímetros captados pelas estações entre sexta-feira (6) e domingo (8).
A máxima histórica prevista para a cidade em todo o mês de outubro era de 147,8 mm e foi ultrapassada no sábado (7). Ao todo, desde o dia 1º foram somados 213 milímetros de chuva na capital. Este é o segundo início de outubro mais chuvoso da série histórica.
A previsão é de que se os temporais continuarem conforme os modelos mostram Curitiba deva registrar um novo recorde em 2023. Em 2018, foram 256,8 mm acumulados e de acordo com o Simepar este ano poderemos chegar aos 315,4 mm.
O meteorologista Fernando Mendes aponta o que tem contribuído para as chuvas acima da média.
Apesar disso, o início da semana deve ser de tempo mais estável, com a redução das chuvas. A previsão do Simepar é de que tenhamos o retorno dos temporais perto do próximo fim de semana, no entanto, em uma intensidade menor do que a registrada até agora.