O grande volume de chuvas deixou estragos em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana de Curitiba, neste domingo (29). Segundo o Simepar, a precipitação acumulada nas últimas 24 horas é de cerca de 100 milímetros.

A Rodovia dos Minérios tem dois pontos de alagamento, nos quilômetros 10 e 16, provocando congestionamentos na região. Segundo o DER/PR, há sinalização indicando os riscos nestes locais.

A prefeitura de Almirante Tamandaré confirmou os prejuízos na cidade em relação às chuvas. Existem famílias desabrigadas, segundo município, mas sem confirmar a quantidade até às 18h30. As vítimas estão sendo encaminhadas pela Secretaria de Família e Desenvolvimento Social e a Defesa Civil, para o projeto Dorcas ou Escola Municipal Professora Mirta Naves Prodóscimo.

Também há mobilização da Secretaria de Educação e da Defesa Civil no território sete da educação (Bonfim), através do CMEI e a Escola Municipal Alexandre Perussi, para atender as famílias que estavam sem alimentação. Elas vão receber cestas básicas e refeição pronta no CMEI do Bonfim. Segundo a prefeitura, a comunidade ajudou na arrecadação de alimentos e o município direcionou arrecadações inclusive da festa do morango para os moradores. As crianças desabrigadas estão alojadas no CMEI.

Uma equipe da Defesa Civil também está verificando os riscos de desabamento na região do bairro Bonfim, onde houve um deslizamento de encosta na Rua Atuba, com interdição do local. Neste caso, um adulto e uma criança foram abrigadas na casa de um parente próximo.