Governador, vice-governador, senador, deputados federais, estaduais e suplentes. Os eleitos e reeleitos no pleito deste ano no Paraná receberam seus diplomas da Justiça Eleitoral nesta segunda-feira (19). A solenidade aconteceu no Teatro Positivo em Curitiba. O espaço ficou lotado com familiares dos eleitos, autoridades e apoiadores. Com o ato, candidatas e candidatos foram habilitados ao exercício do mandato.

De acordo com o desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura, presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TREPR), a diplomação marca o encerramento do processo eleitoral. Em entrevista coletiva o presidente reforçou a participação dos jovens nas eleições deste ano. Falou de transparência e segurança do voto.

Ratinho Junior, governador reeleito para o estado, falou dos desafios para a próxima gestão. O principal será equilibrar a economia.

O ex-juiz Sergio Moro (União), eleito senador pelo Paraná com 1,9 milhão de votos, também esteve presente para receber o diploma. Disse que está pronto para defender as pautas que prometeu em campanha. Reforçou ainda seu posicionamento com relação ao governo federal.

Entre os deputados federais, Deltan Dallagnol (Podemos) foi o mais votado, com 344.917 votos. Ele ficou conhecido por ter sido procurador da Lava Jato. Afirmou que vai continuar firme no combate à corrupção.

Márcia Huçulak, ex-secretária de saúde de Curitiba, conquistou uma das cadeiras da Assembleia Legislativa do Paraná. Foi a mulher mais votada para deputada estadual com quase 56 mil votos. Entre as pautas está o cuidado com a saúde.

Com a conclusão desta etapa, o governador Ratinho Junior e o vice Darci Piana serão empossados na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, no dia 1º de janeiro, mesma data em que os governadores dos 25 demais estados e o do Distrito Federal, além do presidente da República, assumem as suas respectivas funções. A posse dos deputados estaduais, federais e senadores eleitos e reeleitos está marcada para 1º de fevereiro.