A secretaria de Estado da Saúde, por meio do Hemepar, criou mais uma edição da Campanha “Doe Sangue pelo Esporte”. Realizada anualmente, a iniciativa tem por objetivo incentivar a doação na capital paranaense, contando com o apoio de atletas e instituições parceiras.

Este ano a mobilização deve seguir até 15 de novembro. Somente dentro da Rede do Hemepar, 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos distribuídos em todas as regiões do Estado recebem bolsas de sangue para atendimento de pacientes em cirurgias, traumas e outros tipos de tratamento.

SAIBA MAIS:



Doadora há nove anos, Camila Bueno foi até o Hemepar para fazer mais uma doação.

O Hemepar possui 23 unidades de coleta que servem os 399 municípios do Estado. Neste mês, já foram registradas 7 mil bolsas de sangue, totalizando mais de 91 mil doações no ano. O atleta André Prestes, de 31 anos, decidiu doar sangue pela primeira vez.

Cada bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, ao ser separada em hemocomponentes. Segundo o secretário da Saúde, César Neves, a doação de sangue deve ser incentivada em todos os anos.

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 51 quilos e estar descansado e alimentado. Homens podem doar a cada dois meses e mulheres a cada três meses. É necessário agendar a doação para evitar filas e otimizar o estoque, o que pode ser feito pelo link disponível no site da Agência Estadual de Notícias, o www.aen.pr.gov.br, ou diretamente nas unidades do Hemepar em Curitiba.

*Com informações da AEN.