O encontro contou com a participação de especialistas, gestores públicos e parlamentares para discutir estratégias para enfrentar tragédias climáticas nas cidades de Curitiba e também na Região Metropolitana. A audiência pública foi realizado na Assembleia Legislativa do Paraná na manhã desta quarta-feira (22).

A discussão acerca do tema surgiu após as enchentes ocorridas no Rio Grande do Sul, que atingiram 90% das cidades gaúchas, nas últimas três semanas. Esses desastres chamaram a atenção para a necessidade de discutir sobre causas e soluções para eventos climáticos extremos.

A audiência abordou estratégias e ações que podem ser adotadas em casos de fenômenos climáticos extremos, como tempestades, enchentes e ondas de calor, além de debater formas de prevenção de desastres ambientais na capital paranaense.

O major Daniel Lorenzetto, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, falou sobre a atuação do órgão.

Carlos Luiz Strapazzon, professor universitário que lidera linha de pesquisa sobre desenvolvimento social sustentável, falou sobre a importância de debater o enfrentamento das mudanças climáticas.

Segundo especialistas, eventos extremos são reflexos das mudanças climáticas causadas, especialmente, pelas emissões de gases do efeito estufa, que estão em níveis altíssimos.