O Museu do Holocausto de Curitiba repudiou, por meio de nota, um trabalho escolar sobre o regime nazista realizado por alunos do Colégio Estadual Cívico-Militar Marquês de Caravelas, em Arapongas, no interior do Paraná.

A entidade, que foi o primeiro museu deste tipo inaugurado no Brasil, disse que a forma com que o tema foi abordado com “caráter deturpado” e com reprodução de uma simbologia que pode levar ao fascínio pelo nazismo, e não pelo seu combate.

O caso repercutiu nesta segunda-feira (09). As imagens que foram divulgadas pelo grêmio estudantil do colégio mostravam bandeiras com a suástica nazista e um manequim “fantasiado” de Hitler. Além disso, a professora teria levado a filha de um soldado nazista para entrevista em sala de aula.

O coordenador-geral do Museu do Holocausto, Carlos Reiss, explicou que a forma de abordar o tema já é consenso entre especialistas no assunto. Ele explicou que a voz dos prepertadores contraria a necessidade real de mostrar a visão das vítimas.

Atividade de colégio paranaense sobre nazismo é distante da realidade do tema, diz Museu do Holocausto. Foto: Divulgação Museu do Holocausto.

Ele avalia que a temática deve ser abordada de forma humanizada, sempre com a perspectiva das vítimas.

Apesar da importância de entender todos os lados das histórias, o professor de Filosofia Política da UFPR, André de Macedo Duarte, alerta que a perspectiva dos torturadores não pode ser colocada no mesmo peso que as vivências das milhares de vítimas.

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Diante do caso, o Museu do Holocausto também se disponibilizou a elaborar práticas éticas para o ensino de temas como o Holocausto, nazismo e Segunda Guerra Mundial. Localizado em Curitiba, o local foi o primeiro museu dedicado ao Holocausto no Brasil. O local é aberto para visitas gratuitas e possui grande acervo com memórias e relatos das vítimas.

O professor de história do UniCuritiba, Andrew Traumann, lembra que a filosofia do regime reprimia os judeus.

Por meio de nota, a Secretaria da Educação do Paraná, informou que está apurando as informações sobre o trabalho de história realizado em sala de aula, mas disse que o trabalho buscou fazer uma reflexão sobre o evento histórico e suas consequências.