Depois de se classificar para a decisão da Copa Libertadores da América, o Athetico não venceu mais. O rubro-negro empatou com Avaí e Cuiabá e nesta terça-feira (27) perdeu para o Santos, por 2 a 0, no estádio da Vila Belmiro, em Santos, onde o time paranaense nunca ganhou pelo Campeonato Brasileiro. Agora, são 16 vitórias alvinegras e cinco empates nesta estatística.

Na classificação da Série A, o Athletico permaneceu em sexto lugar, com 44 pontos em 28 rodadas, e o Santos, que não ganhava há quatro partidas, fechou o dia em nono, com 37.

O time paulista teve mais iniciativa desde o começo da partida. Primeiro, com um cabeceio de Eduardo Bauermann, que exigiu defesa do goleiro Bento. Em outro ataque santista, um choque de Ângelo com Bento valeu a marcação de um pênalti, mas o árbitro mudou de ideia ao consultar o vídeo (Ângelo escorregou). Aos 34 minutos, Felipe Jonatan cruzou pelo lado esquerdo, Luan cabeceou na grande área e abriu o placar.

O Athletico só teve finalizações dignas de nota após os 40 minutos, ambas com Pablo: a primeira na rede por fora e a segunda nas mãos do goleiro João Paulo.

Bento evitou um gol de Carlos Sanchéz, que cobrou uma falta já no segundo tempo. Em seguida, trabalhou dobrado o goleiro João Paulo, do Santos, com duas defesas no mesmo lance, após chutes de Vitor Roque e Alex Santana. O segundo gol aconteceu aos 46: Lucas Barbosa cruzou rasteiro dentro da área pelo lado esquerdo, o zagueiro atleticano Nico Hernández tentou afastar, mas a bola bateu no goleiro Bento e entrou.

Na 29ª rodada, o Athletico vai receber o Juventude, sábado (1), às 19h, na Arena da Baixada. Antes da final da Libertadores, contra o Flamengo, no dia 29 de outubro, em Guayaquil, no Equador, a equipe do técnico Luiz Felipe Scolari disputa mais seis partidas pela Série A.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
28ª rodada
Terça-feira, 27/9 – 21h – Vila Belmiro, em Santos
SANTOS 2 x 0 ATHLETICO
Gols: Luan aos 34 minutos do 1º tempo e Nico Hernández (contra) aos 46 do 2º
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (SC), auxiliado por Luanderson Lima dos Santos (BA) e Thiaggo Americano Labes (SC)
Árbitro de vídeo: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Nathan, Felipe Jonatan, Marcos Leonardo (Santos), Pablo, Alex Santana e Matheus Felipe (Athletico)
Renda: R$ 272.547,50
Público: 7.464
Santos: João Paulo; Nathan, Maicon (Luiz Felipe), Eduardo Bauermann e Felipe Jonatan; Camacho (Lucas Braga), Vinícius Zanocelo e Carlos Sánchez (Sandry); Ângelo, Luan (Lucas Barbosa) e Marcos Leonardo; técnico: Orlando Ribeiro.
Athletico: Bento; Khellven, Thiago Heleno, Matheus Felipe e Nico Hernandez; Hugo Moura (Alex Santana), Fernandinho e Terans (Marlos); Vitor Bueno (Vitor Roque), Pablo (Rômulo) e Vitinho (Cuello); técnico: Luiz Felipe Scolari.