O Athletico chegou a virar o jogo neste domingo (18), na Arena da Baixada. Porém, mesmo com um jogador a mais desde os 45 minutos do primeiro tempo, quando foi expulso o zagueiro Paulão, o rubro-negro permitiu o empate do Cuiabá, por 2 a 2, e permaneceu em sexto lugar na Série A do Campeonato Brasileiro, agora com 44 pontos em 27 rodadas. O time mato-grossense continuou na zona de rebaixamento, em 18º, com 27.

A equipe do técnico português António Oliveira (ex-Athletico) abriu a conta aos 8 minutos: Daniel cobrou escanteio e Rodriguinho cabeceou próximo da primeira trave. Aos 32, Denilson chutou da meia-lua e quase fez o segundo gol do visitante, mas a bola saiu pela linha de fundo.

O Athletico só se impôs como dono da casa a partir do belo gol de empate, aos 35 minutos: Cuello arriscou próximo do bico da área pelo lado esquerdo e a bola entrou após desviar em Paulão. Depois, ainda no primeiro tempo, o goleiro João Carlos evitou gols de Terans e Canobbio e houve o pênalti da virada, validado com uma consulta do árbitro Anderson Daronco ao vídeo e cobrado por Terans, aos 48. No lance da penalidade, a bola bateu no braço de Paulão, que já tinha um cartão amarelo, recebeu o segundo e, consequentemente, foi expulso.

O Cuiabá dominou o início da segunda etapa e empatou aos 18 minutos: Deyverson avançou pela meia esquerda, entrou na área, chutou cruzado e comemorou depois de um desvio no zagueiro atleticano Thiago Heleno. O atacante não comemorou o gol e apontou para o técnico do adversário, Luiz Felipe Scolari, que o comandou no Palmeiras e respondeu ao gesto com sinal de positivo. Depois da partida, jogador e treinador se abraçaram. “Felipão me deu muito apoio no Palmeiras”, falou Deyverson ao Furacão Live, canal oficial do Athletico.

Na tentativa de retomar o placar, Felipão escalou aos 29 o meia Marlos, que não atuava há quatro meses e que se recuperou de uma lesão na panturrilha que ele sofreu em agosto. Com Marlos, o dono da casa pressionou, mas esbarrou na boa defesa mato-grossense.

O próximo jogo do Athletico vai acontecer somente na terça-feira da próxima semana (27), contra o Santos, às 21h30, no litoral paulista. Neste domingo, o time santista perdeu para o Palmeiras, por 1 a 0, em São Paulo, e fechou a rodada em 11º lugar, com 34 pontos.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
27ª rodada
Domingo, 18/9 – 19h – Arena da Baixada
ATHLETICO 2 x 2 CUIABÁ
Gols no 1º tempo: Rodriguinho (Cuiabá) aos 8 minutos, Cuello (Athletico) aos 35 e Terans (Athletico) aos 48
Gol no 2º tempo: Deyverson (Cuiabá) aos 18 minutos
Árbitro: Anderson Daronco (RS), auxiliado por Rafael da Silva Alves (RS) e Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Árbitro de vídeo: Thiago Duarte Peixoto (SP)
Expulsão: Paulão (Cuiabá) aos 45 minutos do 1º tempo
Cartão amarelo: Vitor Roque, Hugo Moura, Pedrinho (Athletico), Paulão, Camilo (Cuiabá)
Renda: não divulgada
Público total: 17.340
Athletico: Anderson; Khellven, Thiago Heleno, Pedro Henrique (Matheus Felipe) e Pedrinho; Hugo Moura (Léo Cittadini), Alex Santana e Terans; Canobbio (Rômulo), Vitor Roque (Pablo) e Cuello (Marlos); técnico: Luiz Felipe Scolari.
Cuiabá: João Carlos; Paulão, Marllon e Joaquim; Daniel Guedes (João Lucas), Camilo, Denilson (Osorio), Rodriguinho e Igor Cariús (Marcão Silva); Alesson (Rafael Gava) e Deyverson (Alan Empereur); técnico: António Oliveira.