Professores e funcionários de escolas da rede estadual de ensino do Paraná decidiram encerrar a greve da educação, em Assembleia Estadual Extraordinária da APP-Sindicato, na noite desta quarta-feira (5). O estado de greve está mantido. Durante a reunião, realizada de forma on-line, os educadores destacaram o apoio da sociedade recebido pelo movimento iniciado na última segunda-feira (3).

Foi aprovada também uma jornada de lutas para tentar barrar o projeto Parceiro da Escola e exigir do governador Ratinho Jr. (PSD) o atendimento de outras pautas prioritárias para a categoria. O projeto Parceiro da Escola foi aprovado na última terça-feira (4), na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e sancionado no mesmo dia, pelo governador. Ele permite a gestão compartilhada com a iniciativa privada da administração de escolas estaduais.

A greve da educação teve início na última segunda-feira (3), com um ato que reuniu mais de 20 mil pessoas em Curitiba, segundo a APP Sindicato, e protestos realizados em todas as regiões do estado, com a participação de estudantes, movimentos sociais e da população em geral.