A Central do Corpo de Bombeiros de Paranaguá está há uma semana com atendimento telefônico parcial por causa de furto de cabos na região. O local conta com quatro linhas para o número 193, porém apenas uma está funcionando, segundo o órgão.

Pouco tempo após a companhia de telefone resolver um problema na linha, o tenente Lucas Schram explica que outro furto foi registrado.

Ele explica que essa não é a primeira vez que o serviço dos Bombeiros é afetado pelo roubo de cabos. No início do ano outros casos foram registrados.

SAIBA MAIS:


Polícia Civil apreende quase três toneladas de cabos de energia em Curitiba


Naquela situação, outros órgãos também foram afetados. No início do ano, o serviço de atendimento 192 do Samu ficou quase 60 horas fora do ar. A coordenadora do Samu em Paranaguá, Renata Barbosa, explicou que os casos diminuíram ao longo do ano.

A central dos Bombeiros do litoral fica em Paranaguá, mas recebe atendimentos de todas as praias do litoral, além de Morretes. Por causa da limitação no atendimento, as linhas podem ficar congestionadas em alguns momentos. A orientação é para que a população entre em contato com os Bombeiros pelo telefone (41) 3427-2006.

Casos de instituições com interrupção nos serviços por causa do furto de cabos não é incomum no Paraná. O estado é o segundo no ranking de quantidade de cabos roubados, com 1,01 milhão de metros de cabos furtados em 2022, segundo o site Conexis Brasil.

Entre janeiro de 2022 e agosto deste ano, a Polícia apreendeu 34 toneladas de fiação de cobre na capital paranaense e também na Região Metropolitana.