A Polícia Civil apreendeu 2,7 toneladas de cabos de energia nesta quarta (20), na Cidade Industrial. Foram cumpridos dois mandados contra receptação e apreensão.

As buscas foram realizadas em empresas de reciclagem no município. O Delegado do Centro de Operações Especiais da Polícia Civil, Rodrigo Brown, explica que também foram encontradas 150 baterias estacionárias.

O furto de cabos de energia se tornou um crime frequente no Paraná. O estado é o segundo no ranking de quantidade de cabos roubados, com 1,01 milhão de metros de cabos furtados em 2022, segundo o site Conexis Brasil.

Entre janeiro de 2022 e agosto deste ano, a Polícia apreendeu 34 toneladas de fiação de cobre na capital paranaense e também na Região Metropolitana.

Nas demais cidades do estado, houve apreensão de 3 toneladas do material, totalizando 37 toneladas de cabos de cobre recuperados pela polícia. Nesse período 139 pessoas foram presas por receptação.

Devido a rápida ação dos criminosos, geralmente não é possível fazer a prisão em flagrante. Por causa dessa dificuldade em identificar os suspeitos, o delegado explica que as equipes estão priorizando investigações nos locais que receptam esses materiais, como empresas de reciclagem.

Os números de apreensões podem ser menores do que os materiais que são roubados ao longo do ano. Isso acontece porque quando os cabos são retirados e desplastificados, não é possível identificar a procedência do material.

Além disso, a Polícia informou que os roubos continuam sendo registrados por que há uma demanda paralela para a comercialização. Os vendedores costumam ser pessoas em condição social vulnerável, que acabam encontrando nos furtos uma forma de renda fácil.

Como forma de prevenir esse tipo de crime, as autoridades orientam que a população denuncie pelo telefone 153, da Guarda Municipal, ou 190 da Polícia Militar. As denúncias também podem ser feitas, de forma anônima, pelos números 197, da PCPR, ou 181.

Além disso, as denúncias podem ser feitas de qualquer cidade do Paraná pelo telefone 0800-643-1121.