São mais de 19 mil pessoas afetadas pelas chuvas no Paraná. Ao todo, 3.200 casas foram danificadas e 1.300 pessoas ficaram desalojadas. As informações são do boletim atualizado da Defesa Civil do Paraná divulgado nesta terça-feira (10). O capitão Marcos Vidal da Defesa Civil Estadual aponta que cerca de 600 paranaenses ainda estão fora de suas residências.

As chuvas fizeram a primeira vítima fatal confirmada. Em Irati um bebê de dois anos morreu após o carro de um casal ser atingido pela enxurrada.

Até agora, cinco municípios decretaram estado de emergência, entre eles está Cascavel, que foi atingido por um tornado na semana passada. As cidades devem receber recursos do governo federal e estadual para ajudar na reconstrução. Enquanto isso, a Defesa Civil se prepara para novas chuvas previstas ainda para esta semana.

De acordo com o Simepar, o volume de chuva esperado a partir do feriado de 12 de outubro gera preocupação para a região leste do estado, que compreende Curitiba e litoral, como relata o meteorologista Lizandro Jacóbsen.