As aulas presenciais nas escolas estaduais do Paraná retornam nesta segunda-feira e por enquanto não há sinalização da adoção do passaporte vacinal. O Secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, disse que nesse momento não será exigido passaporte de vacinação para crianças e adolescentes frequentarem as escolas, pois ainda não há imunizantes suficientes para todos. Porém, falou que em algum momento o comprovante pode ser cobrado.

Os dois mil colégios do Paraná passaram por um período de preparação para receber, com todos os cuidados, cerca de 1 milhão de estudantes, conforme a Secretaria Estadual de Educação (Seed). Toda esse processo também envolveu, entre professores e funcionários, mais de 90 mil profissionais da educação.

Segundo a Seed, o retorno das aulas está cercado por todos os protocolos sanitários, como uso obrigatório de máscara, verificação da temperatura na entrada das escolas e disponibilização de álcool gel em todos os locais onde há maior circulação de pessoas. Além disso, todos que frequentam o ambiente escolar serão orientados sobre a higienização frequente das mãos, a necessidade de manter os ambientes com portas e janelas e abertas a maior parte do tempo, para que tenha bastante circulação de ar e fiquem arejados. Também haverá a orientação para evitar o compartilhamento de objetos pessoais e contato físico, como aperto de mãos, abraços e beijos.

O vice-presidente da Sociedade Paranaense de Pediatria, Victor Horácio de Souza Costa Junior, falou que as escolas estão preparadas para o retorna das aulas presenciais.

O especialista em educação, Renato Casagrande disse que aprova o retorno das aulas presenciais, pois outros setores retomaram as atividades há algum tempo. Além disso, ele ressaltou que os alunos já foram muito prejudicados.

A Seed confirmou o retorno das aulas será 100% presencial. Já as aulas remotas serão utilizadas apenas quando houver necessidade de fechamento de turmas ou de escolas. Além disso, os estudantes com comorbidades podem permanecer no ensino remoto até 30 dias depois de concluírem o ciclo vacinal.