Em uma semana, o Paraná registrou mais 3,1 mil casos de Covid-19 e 34 mortes. Os dados foram divulgados no informe epidemiológico da Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa). Dos pacientes que morreram, 13 eram de Curitiba, dois moradores do município de Colombo e dois de Londrina. As vítimas tinham entre 42 e 103 anos, de acordo com o boletim.

Em Curitiba, a última atualização, divulgada pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apontou média diária de 436 casos de Covid-19 e 2.381 casos ativos na cidade.

De acordo com as secretarias municipal e estadual, o aumento do número de caso da doença está diretamente ligado ao baixo índice de vacinação.

SAIBA MAIS:



De acordo com o Vacinômetro Nacional, o número de doses aplicadas no estado tem caído gradativamente durante 2023 e a vacina bivalente, até o momento, não teve a adesão esperada. Dos mais de 9,7 milhões de paranaenses estimados pelo Ministério da Saúde como público-alvo, apenas 1,7 milhão já tomou o imunizante, o que representa pouco mais de 17% da população apta a receber a bivalente anticovid. Em Curitiba, o índice de adesão à vacina bivalente é de 29%.

Entre os curitibanos com o calendário atualizado está Vinícius Cabral e Silva.

Maria da Silva também está com o calendário vacinal completo e falou sobre a importância do imunizante.

Os cuidados básicos também devem ser mantidos, como o uso de máscara em caso de sintomas gripais, evitar aglomerações e ambientes fechados, manter os ambientes ventilados e arejados e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou álcool em gel 70%.

E quem quiser tomar a vacina, na capital paranaense, pode comparecer em uma das 103 unidades de saúde que ficam abertas das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Basta procurar uma das unidades e atualizar a carteira de vacinação.