A secretaria de Saúde de Curitiba reforça a necessidade da vacinação bivalente anticovid. De acordo com a prefeitura, a imunização está disponível para todas as pessoas com 18 anos ou mais desde 16 de maio deste ano, ainda assim a cobertura dessa dose segue baixa – em torno de 28,9% da população elegível apenas.

Além das pessoas com 18 anos ou mais, a vacina bivalente também é oferecida para pessoas de 12 anos ou mais que tenham qualquer uma das seguintes condições: imunossuprimidos, gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há menos de 45 dias), trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidade, acamados, indígenas, moradores e trabalhadores de Instituições de Longa Permanência e residência inclusiva.

As unidades de saúde de Curitiba abrem neste sexta-feira (3) pós feriado. Os locais também funcionam como pontos de vacinação – são mais de 100 disponíveis na capital paranaense.

CONFIRA AQUI os pontos de vacinação

Segunda geração

A vacina bivalente é a segunda geração do imunizante, porque possui em sua composição a cepa original e subvariantes da Ômicron, que têm registrado maior circulação nos últimos meses. Assim, a nova dose de reforço traz mais uma camada de proteção para a população vulnerável.

Para receber a vacina bivalente anticovid é necessário, além de se enquadrar nos critérios de convocação dos públicos (informações acima), ter tomado ao menos duas doses da vacina anticovid anteriormente e ter no mínimo 120 dias de intervalo desde a última aplicação.

Pessoas que tiveram covid-19 devem aguardar pelo menos quatro semanas após o início dos sintomas para se vacinar. No caso de pessoas que tiveram outras doenças, a orientação é que aguardem a ausência de sintomas.

Outras faixas etárias

Além da vacina bivalente, os pontos de vacinação permanecem oferecendo as doses recomendadas da vacina anticovid para todas as demais faixas etárias, em formulações específicas, de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde.

Pessoas de 6 meses a menores de 5 anos devem ter três doses. Pessoas de cinco anos ou mais devem ter duas doses (esquema básico) e mais um reforço. No caso das pessoas com 18 anos ou mais, esse reforço deve ser realizado com dose bivalente.

Acompanhe no Aplicativo Saúde Já Curitiba a sua situação vacinal e confira no site Imuniza Já os locais de vacinação.

Redação com Assessoria