Mais de 60% dos municípios paranaenses podem ser atingidos por tempestades, segundo o alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), no fim da tarde desta quinta-feira (23). Além de Curitiba e Região Metropolitana, as 251 cidades que estão na rota dos temporais estão localizadas nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Noroeste, além da porção Central e Centro-Sul do Paraná.

Segundo as previsões do Instituto Nacional de Meteorologia, são esperados acumulados de chuva de até 100 mm/dia e rajadas de vento entre 60 e 100 km/h, com possibilidade de queda de granizo. Há risco significativo de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e também de alagamentos.

Lizando Jacóbsen, que integra a equipe do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), falou sobre as precipitações que atingem o estado nesta sexta-feira (24).

Com a chegada das tempestades, também se aproxima uma massa de ar frio que vai derrubar as temperaturas em quase todo o estado, conforme previsão do Simepar. O declínio nos termômetros vai ficar entre 3ºC e 5ºC.

Em relação aos temporais, em caso de emergência, o atendimento deve ser solicitado à Defesa Civil (199), ao Corpo de Bombeiros (193) e à Guarda Municipal (153). Quem mora em Curitiba também pode acionar a Central 156 da prefeitura.

Já os problemas relacionados a cortes no fornecimento de energia elétrica e queda de postes devem ser relatados à Copel pelo telefone 0800 51 00 116.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é para que as pessoas não se abriguem embaixo de árvores, pois há risco de queda de raios. Além disso, não é recomendado estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Outra orientação é em relação aos aparelhos eletroeletrônicos que devem ser desligados das tomadas.