As prefeituras de Paranaguá e Antonina, no litoral do estado, anunciaram nesta segunda-feira que não haverá Carnaval em 2022. O prefeito de Paranaguá, Marcelo Roque, também anunciou que está cancelado o tradicional Show da Virada, realizado no réveillon, na Praça de Eventos Mário Roque.

O cancelamento das festividades foi tomado como forma de proteger a população e prevenir possíveis novos casos da Covid-19, já que são situações em que há aglomeração. Além disso, existe receio quanto ao retrocesso da pandemia, principalmente por causa da descoberta de uma nova cepa do coronavírus, a Ômicron.

Algumas cidades do litoral ainda não definiram se haverá, ou não, Carnaval, como é o caso de Morretes, que terá um posicionamento definido na sexta-feira. Em Pontal do Paraná, o prefeito Rudão Gimenes fará reuniões com comerciantes e vereadores e ainda essa semana anuncia um posicionamento oficial. Já as prefeituras de Matinhos e Guaratuba informaram que o Carnaval está mantido. Matinhos, inclusive, já divulgou a programação na semana passada e entende que ainda é cedo para se posicionar quanto ao cancelamento definitivo.

Em Curitiba, a prefeitura informou que ainda não tem nenhuma definição sobre o carnaval do ano que vem e que essa decisão será tomada apenas em 2022, próximo à realização do Carnaval, que acontece no final de fevereiro.