A Companhia Paranaense de Energia (Copel) iniciou o projeto que autoriza pequenas e médias empresas a contratarem serviço de eletricidade por demanda. A iniciativa, que tem como nome Copel Mercado Livre, prevê redução de até 35% na conta de luz para empresários. A medida começou a valer em 1º de janeiro.

A novidade é viabilizada por meio de uma portaria do Ministério de Minas e Energia e possibilita que clientes do grupo A de consumo possam migrar para um modelo de contratação livre. Os clientes desse grupo são aqueles que recebem altos volumes de tensão. No Paraná, são 12,8 mil unidades.


SAIBA MAIS:


O diretor-geral da Copel Geração e Transmissão, Moacir Bertol, explicou que a nova subsidiária da empresa irá ajudar na negociação do valor da tarifa diretamente com empresários de diversos setores. O projeto prevê redução de custos e até investimentos em fontes renováveis.

Em todo o Brasil, há 165 mil unidades que podem atuar no novo modelo. Os empresários podem decidir de quem querem adquirir o insumo e podem discutir o quanto pretendem pagar, a quantidade de energia, o período de fornecimento e a quantia de pagamento.

Na opinião de Ariane Hinça Schneider, gerente dos Conselhos Temáticos e Setoriais da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP), a medida será de grande importância e empresários já estão sendo orientados a respeito da mudança no modelo de contratação de energia.

A ideia deve beneficiar pequenas e médias empresas como mercados, padarias, açougues, farmácias, salões de beleza e outros negócios. Para realizar a migração, é preciso informar a fornecedora sobre a alteração. Depois, é realizado um contrato de compra de energia com as empresas autorizadas.