O alerta laranja para chuvas intensas abrange as sete cidades do Litoral do estado e também São José dos Pinhais e Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Conforme o aviso do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há risco de grande volume de chuva entre 30 e 100 mm. O alerta tem validade até a manhã de quarta-feira (24).

Nesta segunda-feira (22), a cidade de Guaratuba registrou acumulado de chuva superior a 91 mm, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).

O prefeito de Guaratuba, Roberto Justus (PSD), falou que o município está em estado de alerta para atender moradores e veranistas que estão na cidade.

Além de Guaratuba, que estão no radar de tempestades do Inmet, as cidades litorâneas de Matinhos, Pontal do Paraná, Antonina, Morretes, Guaraqueçaba e Paranaguá.

No último fim de semana, choveu muito no Litoral do Paraná. Segundo o Simepar, a estação de Guaratuba registrou 107 mm de chuva. Em Pontal do Paraná, foram 86 mm, e em Matinhos mais de 65 mm de chuva.


SAIBA MAIS:


As fortes chuvas levaram ao cancelamento de shows que estavam programados para ocorrer, no último sábado (20), nas cidades de Matinhos e Pontal do Paraná. As apresentações foram remarcados para o domingo, dia 21.

A Defesa Civil emitiu algumas orientações para que as pessoas possam ficar atentas durante períodos de chuvas intensas. Entre os avisos estão: evitar se abrigar embaixo de árvores, devido ao risco de queda de galhos e também de raios, não estacionar veículos próximos a torres de transmissão de energia, placas de propaganda e árvores; sempre que possível, desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia e manter distância de locais com fios rompidos ou postes quebrados.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, dez pontos de alagamento em Guaratuba, nos bairros: Centro, Brejatuba, Piçarras, Carvoeiro, Cohapar, e Matinhos, no Balneário Gaivotas. No total, 32 pessoas foram retiradas das suas casas já alagadas, nenhuma vítima foi levada ao hospital. Todas as vítimas recusaram ir para o abrigo municipal.

As orientações para desastres naturais, como tempestades, vendavais, chuvas de granizo, alagamentos, deslizamentos, enxurradas e queda de raios podem ser consultados diretamente no site da Defesa Civil www.defesacivil.pr.gov.br.

Em casos de emergência as pessoas podem entrar em contato com os seguintes órgãos: 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros).

Matéria atualizada às 16h48