Após a vitória do Coritiba sobre o Ceará, por 3 a 1, nesta quinta-feira (19), no estádio Couto Pereira, o técnico Jorginho (foto) foi questionado sobre a possibilidade de aproveitamento de Alef Manga, cuja suspensão de um ano, determinada pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), por envolvimento com um esquema de apostas virtuais, termina na próxima semana. Segundo o treinador, o retorno às partidas não será apressado. “Um ano parado. Não acreditem que o Manga vai voltar assim (rapidamente), não tem condições. Sei do potencial do Alef Manga, mas não tem condição nenhuma dele voltar contra o Goiás (no próximo dia 27). Se eu faço isso, sou irresponsável porque ele vai se contundir. O primeiro pique de 30 metros acaba com ele” declarou.

Para Jorginho, Alef Manga vai precisar reconquistar a confiança dos colegas de time por causa do episódio que causou a punição: o jogador forçou o recebimento de um cartão amarelo durante uma partida (foi em 2022 pela Série A do Campeonato Brasileiro). “O Manga precisa se desculpar pelo que aconteceu porque isto é desvio de caráter. Todos os jogadores sentem isso. Se um jogador deste volta para o grupo, o que o (outro) jogador vai pensar? Será que pode tomar um cartão amarelo para alguma situação? Ele precisa pedir desculpas ao grupo, ao clube e, principalmente, ao torcedor, Já tive conversa com ele e vou ter de novo. O comportamento dele precisa ser exemplar. Não basta ser honesto, tem que demonstrar honestidade”, completou.

Sem Alef Manga, que continua treinando de forma isolada no CT da Graciosa, o Coritiba se prepara para o jogo contra o Ituano-SP, marcado para o próximo sábado (21), às 18h, em Itu, pela Série B.