Na madrugada desta segunda-feira (6), o site da Federação Paranaense de Futebol (FPF) publicou a súmula do clássico Atletiba, marcado por uma briga no gramado da Arena da Baixada neste domingo (5). O árbitro José Mendonça da Silva Júnior relatou que foram expulsos cinco  jogadores do Athletico (Thiago Heleno, Pedro Henrique, Christian, Terans e Pedrinho), três do Coritiba (Fabrício Daniel, Alef Manga e Márcio Silva) e o treinador coxa-branca António Oliveira. Nenhum dos cartões vermelhos foi mostrado no estádio devido ao “clima hostil do momento”, na definição do árbitro.

Mendonça também escreveu que o jogo terminaria aos 52 minutos do segundo tempo (sete de acréscimo), mas que suspendeu a partida por falta de segurança. A confusão começou um minuto antes, aos 51, com provocações entre Marcio Silva, do Coritiba, e Terans, do Athletico. Na súmula, consta que Marcio passou a mão na nuca de Terans, que revidou puxando o adversário também pela cabeça. Em seguida, Alef Manga, do Coritiba, socou Terans e foi agredido pelos outros atleticanos que foram expulsos.

Com base no Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), os jogadores que receberam cartão vermelho podem ser suspensos por um período que varia entre quatro e doze partidas. Para António Oliveira, o afastamento iria de dois a seis jogos, por atitude contrária à disciplina. O treinador do Coritiba, também segundo o relato de Mendonça, atacou verbalmente a arbitragem. “Isso é tudo culpa de vocês, os erros de vocês causaram tudo isso”, teria dito Oliveira.

E o Athletico, mandante do jogo, deve responder dentro do artigo 213 do CBJD, que trata de invasão de campo e de lançamentos de objetos ao gramado. Um torcedor agrediu o goleiro Marcão, reserva do Coritiba, e foram atirados um copo e um saco plástico, ambos “com líquidos não identificados”, de acordo com a súmula. A punição fala em perda de mando de campo, de uma a dez partidas.

O caso ainda será levado ao Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) também com base nas imagens do jogo, que teve o placar de 1 a 1.