As penas aplicadas pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a jogadores envolvidos em esquemas de apostas começam a valer também fora do Brasil. A FIFA anunciou nesta segunda-feira (11) a suspensão de onze atletas, incluindo Fernando Neto (foto), afastado por 360 dias, a contar do dia 16 de maio passado. Este volante defendeu o Operário Ferroviário no ano passado, período investigado pela Operação Penalidade Máxima, do Ministério Público de Goiás.

Fernando Neto, que atuou pelo Paraná em 2019, forçou um cartão amarelo e depois um cartão vermelho no jogo Sport-PE 5 x 1 Operário, pela Série B de 2022. O volante levou o amarelo, mas não foi expulso. Em 2023, ele defendeu o São Bernardo-SP.

Também foi afastado, por 600 dias, o zagueiro Paulo Sérgio, que jogou pelo Operário até maio deste ano. O envolvimento com apostadores aconteceu quando ele era jogador do Sampaio Corrêa-MA.

A FIFA também estendeu para o exterior as penas mais pesadas aplicadas pelo STJD. Estão banidos do futebol o atacante Ygor Catatau, ex-jogador do Sampaio Corrêa, o meia Gabriel Tota, ex-Juventude-RS, e o goleiro Matheus Phillipe, ex-Sergipe. Outras punições deverão ser anunciadas pela entidade internacional com base no julgamento brasileiro.