O Athletico ainda não perdeu na Arena da Baixada pela Série A do Campeonato Brasileiro sob o comando do técnico Luiz Felipe Scolari (seis vitórias e seis empates), Nesta quarta-feira (5), a derrota esteve próxima de acontecer. Porém, o atacante Pablo impediu o revés ao anotar o gol de empate contra o Fortaleza aos 46 minutos do segundo tempo: 1 a 1 foi o placar pela 30ª rodada da competição. Este resultado manteve o rubro-negro em sexto lugar, agora com 48 pontos, e o time cearense em nono, com 38.

Em um jogo muito movimentado no primeiro tempo, a equipe do treinador Juan Pablo Vojvoda mostrou porque tem uma reação espetacular no campeonato, saltando de um aproveitamento de 26% ao final do primeiro turno (último colocado) para os 42% atuais. Só no segundo turno, após onze rodadas, o índice é de 69%.

O jogo

Aos nove minutos, o Athletico festejou um gol de Nico Hernández, mas o lance foi anulado, após interferência da arbitragem de vídeo, que constatou que, entre o cruzamento de Terans e a conclusão de Nico, a bola saiu pela linha de fundo. Não houve reclamação.

O gol do Fortaleza aconteceu aos 14: Thiago Galhardo despistou Thiago Heleno pelo lado esquerdo do ataque cearense, cruzou buscando Lucas Sasha e acertou o canto esquerdo do goleiro Bento. O chute de Galhardo atravessou toda a área e a bola não tocou em Sasha.

Logo em seguida, Terans e Vitinho tiveram chances para empatar: o primeiro chutou da meia-lua, o segundo cabeceou e, nos dois casos, a bola foi para fora. Na outra área, Britez recebeu perto da trave e também mandou para fora, desperdiçando a grande ocasião de ampliar o placar.

Na segunda etapa, mais lenta, o goleiro atleticano Bento impediu que Moisés, de fora da área, marcasse o segundo gol do Fortaleza e o goleiro Fernando Miguel defendeu após disparos de Christian e Vitor Bueno, que arriscaram de fora da área, iniciando a pressão rubro-negra pelo empate.

No lance que decretou o 1 a 1, Vitor Bueno ergueu da meia esquerda, Britez cabeceou na tentativa de afastar e Pablo pegou a sobra, ajeitando e chutando com o pé direito dentro da área.

O próximo jogo do Athletico será diante do Corinthians, sábado (8), às 21h, em São Paulo. O zagueiro Pedro Henrique e o atacante Vitor Roque, que cumpriram suspensão nesta quarta-feira, podem reaparecer no final de semana com a camisa rubro-negra. Por outro lado, o zagueiro Thiago Heleno é o suspenso da vez.

CAMPEONATO BRASILEIRO – Série A
30ª rodada
Quarta-feira, 5/10 – 19h30 – Arena da Baixada
ATHLETICO 1 x 1 FORTALEZA
Gols: Thiago Galhardo (Fortaleza) aos 14 minutos do 1º tempo e Pablo (Athletico) aos 47 do 2º
Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS), auxiliado por Neuza Ines Back (SP) e Tiago Augusto Kappes Diel (RS)
Árbitro de vídeo: Rodrigo Nunes de Sa (RJ)
Cartões amarelos: Thiago Heleno, Cuello (Athletico) e Ceballos (Fortaleza)
Renda: R$ 262.345,00
Público: 15.646 pagantes (total: 16.441)
Athletico: Bento; Orejuela (Khellven), Thiago Heleno, Nico Hernández e Pedrinho; Erick (Christian), Fernandinho e Terans (Vitor Bueno); Canobbio (Rômulo), Pablo e Vitinho (Cuello); técnico: Luiz Felipe Scolari.
Fortaleza: Fernando Miguel; Tinga, Benevenuto (Ceballos), Titi e Emanuel Brítez; Lucas Sasha, Caio Alexandre e Lucas Crispim (Hércules); Romarinho (Zé Welison), Pedro Rocha (Moisés) e Thiago Galhardo (Robson); técnico: Juan Pablo Vojvoda.