Com uma vitória sobre a Espanha, atual campeã mundial, por 4 a 2, nesta terça-feira (6), em Marselha, o Brasil se classificou para a disputa da medalha de ouro do futebol feminino dos Jogos Olímpicos de Paris. O outro finalista é a seleção dos Estados Unidos, que derrotou a Alemanha, por 1 a 0, na prorrogação da partida disputada em Lyon (o tempo normal não teve gol). A decisão está marcada para o próximo sábado (10), ao meio-dia, pelo horário de Brasília, no Stade de France, na capital francesa.

O primeiro gol foi contra. Aos quatro minutos, a goleira Cata Coll chutou, a bola bateu na zagueira Paredes e entrou. Aos 48, Gabi Portilho ampliou com um chute de primeira, após um cruzamento de Yasmim pelo lado esquerdo: 2 a 0.

Na segunda etapa, aos 25, Priscila arrancou do campo de defesa, também pelo lado esquerdo, e cruzou para Adriana, que acertou o travessão, de cabeça. Na sequência deste lance, Gabi Portilho tocou de cabeça para Adriana fazer o terceiro gol.

No final da partida, a Espanha parou duas vezes na goleira Lorena, uma no travessão e descontou aos 39 e aos 56 minutos, através de Paralluelo. Entre um e outro gol espanhol, Kerolin aproveitou um passe errado, tocou entre as pernas da goleira Cata e marcou o quarto gol do Brasil, aos 45.

Na história do futebol feminino olímpico, os Estados Unidos têm quatro medalhas de ouro, uma de prata e uma de bronze e o Brasil duas de prata. Nos Jogos de Atenas, em 2004, e de Pequim, em 2008, as brasileiras perderam a de ouro justamente para as norte-americanas.