Após mais de cinco anos do anúncio do “Novo Viaduto do Orleans”, o impasse para a construção da solução viária para o trecho, que passa por cima da BR-277, ainda continua. Nesta segunda-feira (20) representantes da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) devem se reunir com o ministro dos Transportes, Renan Filho, para obter respostas sobre o entrave. Na comitiva estão o presidente da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), Gilson Santos, e os vereadores Angelo Vanhoni (PT) e Mauro Ignácio (União). Ignácio disse que diversos temas sobre a mobilidade urbana da capital devem ser pauta do encontro.

Anunciada em 2017 pela prefeitura, a obra tem um custo estimado em R$ 30 milhões e seria bancada com recursos do estado. Além do viaduto, fariam parte da revitalização viária o cruzamento da Rua Professor João Falarz e Avenida Vereador Toaldo Túlio com a BR-277. Em agosto de 2020, a prefeitura de Curitiba e o governo do estado formalizaram um convênio para o repasse de R$ 1,2 milhão para o projeto executivo, que contemplaria uma rotatória gigante na região.

Só que a proposta desenvolvida foi suspensa após as exigências previstas na nova concessão das rodovias do Paraná, que foram a leilão neste ano, em lotes que compreendem a região da BR-277, no trecho do bairro Orleans. A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) pediu adequações já que a ampliação da rodovia prevê que sejam implantadas mais faixas de rolamento, tanto no sentido Curitiba como no sentido interior na BR-277. A rotatória precisou ser retirada do projeto inicial, o que tornou inviável a execução do projeto já licitado e criou a necessidade de uma readequação.

Segundo a Prefeitura de Curitiba, passam pelo local cerca de 3 mil veículos por hora nos picos de movimento. No entanto, a falta de alinhamento entre os setores públicos têm sido um grande impasse para solucionar o problema dos engarrafamentos constantes na região. Na Câmara, os vereadores cobram constantemente respostas do poder público quanto à resolução do impasse.

Por meio de nota Prefeitura de Curitiba se posiciona dizendo que “As novas diretrizes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) tem a previsão de mais faixas de rolamento da BR-277, no trecho onde está localizado o Viaduto do Orleans” e tambem destaca que “A alternativa foi apresentada ao governador Ratinho Junior, em junho de 2022 que prevê a implantação de um binário sobre a rodovia” e por fim “O governo do Estado está elaborando um novo Convênio e vai executar as obras do viaduto e das faixas de domínio da rodovia e a Prefeitura de Curitiba fará as desapropriações necessárias para implantar o binário com a Rua João Falarz, que totalizará 4 km, e viabilizará acesso ao novo viaduto.”