O zoológico de Curitiba está bastante movimentado durante o início do ano. Nesta quarta-feira (3), a expectativa é de que 2 mil pessoas tenham passado pelo local. Mas o número aumenta aos finais de semana e, no domingo, o índice deve chegar a 8 mil turistas. Para o ano de 2024, a estimativa é de que 700 mil visitantes passem pela área.

Nesta semana, duas atrações foram iniciadas no zoológico para atender as crianças no período de férias. A primeira tem como objetivo conscientizar as pessoas para a preservação do muriqui, primata ameaçado de extinção pela degradação da Mata Atlântica. A coordenadora do local, Cláudia Bosa, falou sobre o projeto.

Há ainda uma iniciativa realizada em parceria com um instituto voltado para a proteção do peixe mero, que vive na costa brasileira e que tem desaparecido por conta das mudanças ambientais. A ideia é incentivar a proteção desse animal, mesmo distante do litoral.

Para o período de férias, há ainda iniciativas como o centro de educação ambiental. A área é um atrativo para ensinar crianças e adolescentes sobre a importância da preservação da fauna e da flora, em especial àquelas ameaçadas de extinção. O projeto acontece mesmo com parte do zoológico interditado para obras.

Mesmo com as obras, as visitas seguem no zoológico. A responsável pela atração disse que os reparos são realizados em locais importantes e que devem contribuir não apenas na experiência do turista no local, mas também no ambiente onde vivem vários animais.

As Olimpíadas do Muriqui acontecem de terça a domingo, de 10h30 às 11h30 e de 14h às 15h. O projeto sobre conscientização do peixe mero é realizado de terça a domingo, às 10h30, 11h, 11h30, 14h e 14h30. O zoológico de Curitiba fica localizado na Rua João Miqueletto, 1.500, no bairro Alto Boqueirão.