O Zoo de Curitiba e Museu de História Natural Capão da Imbuia estão com programação especial para as famílias durante as férias de verão. As atividades envolvem oficinas de desenho, exposições com realidade virtual e diferentes jogos.

O Museu está com uma nova exposição em parceria com o Projeto Meros do Brasil, que conta com um ambiente marinho com realidade virtual para alertar para a preservação do peixe mero, em risco de extinção. Há também uma plotagem com informações, totens interativos como a roda do ciclo de vida do peixe, o jogo da memória “Meromória” e uma réplica de um mero de metal em tamanho real.

A exposição e os demais atrativos do Museu – como os ecossistemas e seus animais nativos empalhados – podem ser conferidos gratuitamente, de terça-feira a domingo, das nove da manhã às quatro e quarenta e cinco da tarde. Na área externa, o Caminho das Araucárias, com uma passarela de metal no Bosque Capão da Imbuia, é mais uma opção de passeio em meio à natureza. O museu fecha nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e no dia 1 de janeiro.

No Zoo, é possível acompanhar o comportamento dos animais, que em grande maioria vieram de apreensões irregulares ou atropelamentos que os impediram de voltar para a natureza, e saber mais sobre os cuidados que eles recebem, assim como sobre os programas que o espaço mantém para reprodução de espécies nativas ameaçadas.

No Centro de Educação Ambiental haverá atividades especiais sobre os muriquis-do-sul, também conhecidos como mono carvoeiros, apadrinhados pelo Zoo de Curitiba.

Todos os dias, a partir de sexta-feira (23), as crianças participam do “Enigmas do Muriqui”, com dois caminhos com enigmas a serem resolvidos pelos visitantes a respeito da espécie, com a ajuda de cartilhas. Ao final, as crianças recebe uma carteirinha de membro do Clubinho da Conservação.

Às quartas e sextas, das duas às três horas e meia da tarde, e sábados, das dez ao meio dia, as crianças vão poder participar de oficinas de desenhos e pinturas do muriqui com tinturas naturais feitas com argila e pó de café. Os desenhos poderão ser levados pelo visitante ou ficar em exposição no Espaço Brincante da Capivara, junto ao Centro de Educação Ambiental.

Serviço

Museu de História Natural Capão da Imbuia
Funcionamento: terça a domingo
Horário: das
nove da manhã às quatro e quarenta e cinco da tarde
Endereço: Rua Benedito Conceição, 407
Agendamentos de visitas guiadas para escolas: (41) 3313-5481

Zoológico de Curitiba
Funcionamento: terça a domingo
Horário: das
dez da manhã às quatro horas da tarde
Endereço: Rua João Micheletto, 1.500