Sofrendo dois gols nos acréscimos, o Athletico começou a Copa do Brasil com uma derrota de virada para o Ypiranga, por 2 a 1, nesta quarta-feira (1), no Colosso da Lagoa, em Erechim-RS. Canobbio fez o primeiro gol aos 34 minutos do primeiro tempo, mas o dono da casa pressionou na etapa final e comemorou através de Mateus Anderson, aos 50, e Fabrício, aos 52.
Com este resultado, o Ypiranga obteve a vantagem do empate para o segundo jogo entre os dois times, no próximo dia 22, às 20h, na Ligga Arena. Já a equipe do técnico Cuca vai precisar vencer: por um gol de diferença para forçar uma disputa de pênaltis; por dois ou mais gols para confirmar no tempo normal a vaga para as oitavas-de-final.
O Athletico pressionou nos primeiros minutos. Após um chute de Pablo, Gedeílson quase fez gol contra. Na resposta gaúcha, um disparo de Anderson Uchoa disparou da meia esquerda e a bola saiu pela linha de fundo, próximo da meta do goleiro Bento. O gol paranaense aconteceu quando Canobbio tabelou com Zapelli e chutou forte, na área, pela direita.
O Ypiranga começou a pressionar no segundo tempo com chutes de Gedeílson, na trave, Zé Vitor e Mateus Anderson, estes para fora. Na última investida atleticana, Canobbio arriscou de fora da área e a bola passou perto da trave.
Antes dos gols do Ypiranga, uma polêmica: aos 42 do segundo, Zé Vitor cabeceou e Gamarra afastou a bola que poderia valer o empate gaúcho. No entender do time local, a bola já havia ultrapassado a risca e, portanto, o gol deveria ter sido validado. Nos lances que valeram Mateus Anderson recebeu na grande área e chutou cruzado (1 a 1) e Fabrício mandou de fora da área (2 a 1).
De volta para Curitiba, o Athletico vai receber o Vasco no próximo domingo (5), às 16h, na Ligga Arena, pela Série A do Campeonato Brasileiro.