Assim como no primeiro turno, o horário de votação para o segundo turno, nesse domingo, é das 8 da manhã às cinco da tarde, pelo horário de Brasília.

O horário de votação é unificado nos 26 estados e no Distrito Federal.  Isso faz com que todas as seções eleitorais funcionem simultaneamente.

Cidades com fusos diferentes terão de se adequar ao horário da capital federal. Para o Paraná, na prática, não há mudanças. Mas, Pela nova regra, em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, a votação vai das 7h às 16h do horário local. No Acre, acontece das 6h às 15h do horário local.

Quem é obrigado a votar?
O voto é obrigatório para maiores de 18 anos e facultativo para analfabetos, maiores de 70 e pessoas com 16 e 17 anos.

Quem não votou no 1º turno pode votar?
Quem não votou no primeiro turno, pode votar sim, no segundo turno, mesmo que ainda não tenha justificado a ausência. Isso porque cada turno de votação é uma eleição independente, e o não comparecimento ao primeiro não impede a participação no segundo.

Documentos
Para votar, é necessário apresentar apenas um documento de identificação oficial com foto. A apresentação do título de eleitor não é obrigatória. Antes de sair de casa, veja se você está levando um dos documentos aceitos.

Entre as opções, estão: carteira de identidade, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), identidade social, passaporte, certificado de reservista, carteira de trabalho ou outro documento de valor legal com foto. A CNH digital é válida.

Também é possível votar com a versão digital do título, obtida no e-Título, aplicativo gratuito da Justiça Eleitoral, caso a sua foto já apareça por lá.

Com informações da assessoria