Um projeto de uma universidade de Curitiba está auxiliando imigrantes em busca de emprego no Paraná, por meio da ajuda de estudantes voluntários. O Paraná conta com mais de 120 mil imigrantes de diferentes nacionalidades, segundo dados do Centro Estadual de Informação para Migrantes, Refugiados e Apátridas (CEIM).

Como o idioma costuma ser uma das barreiras, o Projeto Connect também auxilia no desenvolvimento de currículos no molde brasileiro além de outras traduções.

A coordenadora do curso de Relações Internacionais do UniCuritiba, Patrícia Tendolini, explica que os voluntários conversam de forma online com os interessados e passam as principais dicas para procurar vagas de emprego.

 

Para ser contratado no Brasil é necessário ter o documento de identificação de acordo com a categoria migratória (Carteira de Registro Nacional Migratório – CRNM, antigo Registro Nacional do Estrangeiro), CPF e Carteira de Trabalho.

As equipes atualizam o banco de currículos e capacitação para o desenvolvimento de competências profissionais. A primeira edição está disponível em quatro idiomas e traz dicas sobre como produzir um bom currículo em português, como se sair bem em processos seletivos, onde buscar emprego no Paraná e quais os direitos e deveres do trabalhador imigrante no Brasil.

Os imigrantes interessados podem enviar um e-mail com o assunto “Quero saber mais” para [email protected].

O download da cartilha está disponível no link: https://bit.ly/3hJVKGu