Um ano após o lançamento da nova placa preta modelo Mercosul no Paraná, o Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR) vai promover um evento para reunir os entusiastas e colecionadores de carros antigos. No sábado (14), a partir das 9h, na praça Nossa Senhora da Salette, será realizado uma homenagem aos 100 primeiros proprietários que aderiram a placa preta no Estado.

O evento será aberto ao público e gratuito, mas quem quiser expor seu veículo deve fazer um cadastro prévio no formulário online disponibilizado pelo Detran-PR. (clique aqui). O encontro, além reunir os veículos homenageados, contará com a exposição de carros de coleção, música ao vivo e foodtrucks.
Nova versão da placa preta

Bastante procurada por fãs do antigomobilismo, a placa preta é sinônimo de raridade e também de manutenção de veículos com mais de três décadas de existência. Extinta após a criação da placa padrão Mercosul, a criação do novo modelo de placa preta foi solicitada pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA) e colecionadores, junto com o direcionamento e orientação do Detran-PR, à Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran).

Recriado o padrão, desde 2022 é possível solicitar a troca da placa do veículo que cumprir uma série de exigências, como originalidade, tempo de fabricação e selos emitidos pelas entidades da área.