Em Curitiba, 140 mil crianças da rede municipal voltaram às aulas nesta semana. Outras 137 mil da rede estadual também retornaram aos estudos. Esse fim de férias interfere diretamente no trânsito das ruas da cidade. Já percebeu um aumento?

É um acréscimo de 20% a 30% no número de veículos que circulam nas vias, segundo o Claudionor Agibert, Diretor da Escola Pública de Trânsito (EPTran) de Curitiba. Ele reforça as orientações para um trânsito mais seguro nesta época. Uma das dicas para evitar transtornos, congestionamentos e filas, é sair um pouquinho mais cedo de casa.

Parar em fila dupla é uma infração de trânsito, pode gerar cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação, multa de R$ 127,69 e até remoção do veículo.

Outra observação é sobre a velocidade na rua das escolas, ideal no máximo 40 km/h, além de redobrar a atenção para evitar acidentes. Parar do lado correto da via também é algo que precisa ser seguido.

Até o dia 10 de agosto a Escola Pública de Trânsito (EPTran) vai fazer várias blitze para orientar o trânsito e ajudar os condutores no retorno às aulas.