Alegando questões de saúde, Renan Dal Zotto deixou o cargo de técnico da seleção brasileira de vôlei masculino, domingo passado (8), após a conquista da vaga para os Jogos Olímpicos de Paris. Para os Jogos Pan-Americanos, que vão começar no próximo dia 20, em Santiago, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) anunciou nesta terça-feira (10) que a equipe será comandada por Giuliano Ribas, o Juba, treinador paulista formado em educação física pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Juba tem participações em duas medalhas de ouro olímpicas do vôlei brasileiro: orientou a dupla de praia formada por Emanuel e Ricardo, campeão em Atenas (2004); e foi auxiliar do técnico Bernardinho na quadra, no Rio de Janeiro (2016). Também na seleção brasileira masculina, ele trabalhou como analista de desempenho e supervisor.

Na fase de grupos em Santiago, o Brasil vai enfrentar Colômbia, Cuba e México. A equipe primeira colocada avança direto para as semifinais. A segunda e a terceira passam para as quartas-de-finais.

A CBV ainda não definiu quem será o treinador em Paris. Os Jogos Olímpicos vão acontecer entre 24 de julho e 11 de agosto.