São tantas siglas no nosso dia a dia… No mundo empresarial e corporativo, elas se somam às siglas dos impostos, dos processos, de insumos, de produtos… Mas uma em especial vem ganhando cada vez mais espaço. ESG. É uma sigla em inglês. O E significa Environmental, ou ambiental em português. O S é o social, ou social. E o G, governance, ou seja, governança.

Estas três letras pautam as ações de empresas de todos os portes nas áreas ambiental, social e de governança. E isso está impactando diretamente os negócios, os produtos e, por fim, o consumidor.

Por isso, se tornará ainda mais comum ouvir falar em ESG ou, acima de tudo, estar alinhado ao conceito do ESG. Entretanto, ele não é novo. Esta é uma evolução da sustentabilidade, que ganha um panorama mais amplo e com um acompanhamento efetivo de resultados.

Cris Baluta, CEO da Roadimex Ambiental Soluções e Inteligência em Meio Ambiente, empresa paranaense que atua na consultoria nesta área, conta como o ESG se tornou um tema mais do que atual.

Ou seja, o próprio mercado começou a olhar mais para isto e trouxe estas ações para um nível diferente, como explica Aline Calefi, coordenadora de responsabilidade social do Sesi Paraná.

Agora, você já sabe o que o ESG significa. Na próxima reportagem desta série acompanhe o motivo de o ESG ter ganhado este impulso e como ele afeta as empresas de todos os portes.