Um dos principais Santuários na região central de Curitiba ganhou um reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) após obras de revitalização do espaço. O Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, que fica em frente ao terminal intermunicipal de Guadalupe, ganhou notoriedade após receber novos vitrais, inscritos e catalogados no banco de dados da ONU por seu valor histórico. A entrega do novo vitral coincide com o fechamento do Ano Internacional do Vidro. A celebração foi definida este ano pela ONU e remete à reflexão sobre a sustentabilidade.
Padre Reginaldo Manzotti, sacerdote responsável pelo Santuário ressalta a importância da conquista do reconhecimento pela entidade.
A obra, assinada pela artista plástica Loire Nissen e pelo arquiteto Adolfo Sakaguti, reúne cerca de 300 peças em vidros multicoloridos que registram, simbolicamente, os passos de uma caminhada contínua e progressiva “rumo ao alto”. A artista pontua o que a inspirou na hora de escolher o simbolismo da obra.
A revitalização dos vitrais do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe e Jesus das Santas Chagas, foi inaugurada em dezembro e contou entre os vitrais restaurados, com 62 obras e mais três conjuntos em formato de ogiva. Cada conjunto contém 80 peças. Já o novo vitral, da fachada do Santuário, posicionado mais no alto, tem cerca de oito metros de altura por três de largura. Além deste, oito novas peças menores foram dispostas nas laterais.