A Polícia Civil do Paraná deu início a uma operação para investigar suspeita de falsificação de certidões para solicitação de cidadania italiana.
A ação policial aconteceu em Curitiba, na manhã desta terça-feira (25), para o cumprimento de ordens judicias. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) iniciou a operação com o objetivo de investigar uma empresa suspeita de falsificar certidões para tirar a cidadania italiana.
O titular da Delegacia de Estelionatos, delegado Emmanoel David, explicou que a investigação foi iniciada há alguns meses.
Ao todo foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão na capital paranaense. Contudo, conforme o delegado, a operação mira uma associação criminosa e deve ter desdobramentos em outras cidades do país. Segundo a investigação, os envolvidos utilizavam cartórios de Santa Catarina durante o processo de falsificação.
Emmanoel David informou que apenas um tradutor juramentado de Curitiba teve sua assinatura falsificada em cerca de 400 certidões.
As investigações apontaram que há vítimas até mesmo fora do Brasil. Muitas delas pagaram entre R$ 5 mil e R$ 50 mil reais por traduções falsificadas. Segundo o delegado, algumas pessoas sabiam que a documentação era adulterada.
Durante as buscas, os policiais civis apreenderam celulares e documentos que podem auxiliar no andamento das investigações.