No começo ela era conhecida como Vila de Curitiba, o espaço ainda existe e mora no coração do centro histórico da capital. Para manter a história viva, a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) promove visitas guiadas ao setor histórico, com um roteiro que apresenta os primeiros vestígios do que hoje é Curitiba. São sete rotas na região que trazem a arte, tradição, registros e arquitetura da capital paranaense.

Os percursos podem ser feitos por estudantes de escolas, turistas ou entre amigos, em grupo de uma a 20 pessoas.

Hamilca Cassiana Silva, que é coordenadora da Ação Educativa da FCC, afirma que mais de 10 mil pessoas fazem o tour mediado por ano e que ele traz uma nova visão da cidade.

Israel Hordecte, coordenador do ensino médio Colégio Nossa Senhora do Rosário, trouxe pela primeira vez a sua turma de alunos para participar das visitas. Para ele, uma experiência inspiradora.

A turma passou por espaços como o Memorial de Curitiba, a Igreja dos Pretos, Casa Hoffman e a Casa Romário Martins. O percurso dura em torno de 1h30.

O pesquisador da FCC, Hugo Tavares, que faz parte da orientação para a curadoria do conteúdo e produção dos roteiros pelos mediadores, indica que cada percurso é único, pois a visita tem a proposta de compartilhar conhecimento.

Para Amanda Prado, uma das mediadoras da Fundação Cultural de Curitiba, a troca de informações é primordial para ter a melhor experiência do percurso.

Já a mediadora Nalu Polak, ressalta a importância de provocar a reflexão durante estas visitas.